25.2.13

Um texto sobre encontros

O encontro brony mensal (supostamente) grande de Porto Alegre e região foi ontem. Foi divertido? Foi. Mas apenas três pessoas vieram. E, enquanto vários insistem que não conseguiriam ir pelo valor da passagem até a cidade ou porque foram viajar, haviam várias pessoas também que não haviam confirmado que iam ou não iam. A organização é relativamente difícil quando vários dos bronies gaúchos não entram tanto no fórum.

...Enfim, este texto após a quebra é relativamente antigo - foi feito em alguma manhã de janeiro. E fala sobre encontros na internet em geral.



Muita gente evita encontrar pessoas que conheceram pela internet na vida real. A mídia influencia bastante nesse quesito, apenas mostrando histórias nas quais uma das pessoas estava mentindo sobre quem era. E a internet ficou conhecida como um lugar onde só dá para se comunicar com amigos de amigos, afinal o resto são pedófilos mentirosos.

E isso acaba sendo bem limitante para quem não conhece muita gente na vida real. Várias pessoas são impedidas de conhecer amigos que fizeram em jogos ou fóruns pelos pais, ou até porque elas mesmas acham perigoso. Assim como revelar informações pessoais na internet em um lugar aberto é meio tabu; algumas eu até entendo, mas é sério que tem gente que pensa que colocar seu msn em um fórum pequeno de MLP é perigoso? No máximo alguém aleatório vai te adicionar, e no caso é só recusar. Talvez algum programa ache o endereço e mande spam, mas apenas se o endereço puder ser copiável e colável (é só colocar talcoisa[arroba]endereco.com que o problema é resolvido).

Ok, existem criminosos que procuram por pessoas vulneráveis na internet para fazer qualquer tipo de coisa com elas, entretanto, é fácil de evitar essa vulnerabilidade. Por exemplo, evitar passar informações desnecessárias (como endereço completo de casa), não realizar um primeiro encontro em um lugar desconhecido, isolado ou sem outras pessoas conhecidas para acompanhar, e também pode ajudar se a pessoa em questão já se encontrou com outras que possam falar como foi.

Para o primeiro encontro em si, sugiro um ponto de referência mais fechado (ao invés de "tal loja", "no banco que fica na frente de tal loja"), descrição da roupa com que vai (coisas chamativas são sempre melhores) e troca de celulares, para qualquer aviso.

E, para achar pessoas com os mesmos interesses e mesma cidade, como proceder? Em vários perfis, as pessoas colocam a localidade, mas o mais efetivo é ir na área de encontros e procurar por tópicos da região ou que não especificam a região. Mas lembre-se de que existem pessoas que não vão à esta área, ou que nem sabem que ela existe. Por isso, é sempre bom dar uma checada nos perfis de novatos e de novos amigos.

No entanto, há locais em que não existem encontros, por só haver uma pessoa morando lá (por enquanto). Sugiro juntar dinheiro para ir a algum lugar no qual exista encontros, ou até mesmo reunir um monte de gente que também não pode ir a encontros em um chat, talvez no Google Video ou Skype. Pode não ser um encontro de verdade, mas vocês vão conhecer mais gente e ampliar suas amizades.

Boa sorte!

No comments:

Post a Comment