15.9.12

Quem pode ser considerado brony?

Como a maioria já sabe, My Little Pony sempre teve como público-alvo crianças (em especial, meninas). Só que, na mais recente geração, o número de fãs fora desse público cresceu espantosamente, a, atualmente, o termo "brony" serve para descrever esses fãs.

...Ou não?


Há controvérsias sobre como a palavra brony pode ser usada: o termo já não significa mais "aqueles caras do /b/ do 4chan que gostam de pôneis", mas uma criança assistindo o desenho porque acha legal geralmente também não conta.

E se uma dessas crianças que assiste o desenho pela Discovery Kids decide procurar mais sobre ele na internet e acha algum blog? Ou fórum BRony? Aonde se desenha a linha para quem pode ser brony - que, em uma definição geral, significa "fã de MLP"?

Bem, eu posso dizer o que eu acho que é a definição de brony, mas não existe nenhuma que é correta; por isso uso termos mais vagos.

E, para mim, essa linha é a fandom.

Eu odeio a definição e o nojo por posers; no início, poser era aquele que só fingia ser fã de algo porque é modinha, e depois logo esquecia. Mas, agora? Os mais fanáticos insistem que você tem que saber cada detalhe e nome das pessoas que estão por trás de uma série para ser "fã de verdade". O que discordo, porque é diferente de só gostar de algo, mas não ter interesse em ser fanático, do que alguém que diz ser fanático e realmente não sabe de muita coisa. Por isso, não penso que quem não está interessado em conhecer a fandom é "poser".

Só que não é brony. É, no máximo, alguém que é fã de FiM. A diferença está em que fã é ser alguém que admira, que acompanha seu ídolo (ou, no caso, série), mas os bronies seriam os que participam da comunidade; pense em qualquer outro nome para os fãs de algo, para exemplos.

Então, vamos lá:

Uma garota que só tem os brinquedos e assiste a série não seria brony (ou pegasister, whatever);

Um cara que descobriu a série e a assiste sempre que pode, mas não tem interesse em achar outros fãs, não seria brony;

Uma criança que descobriu a série pela TV, mas foi atrás de mais conteúdo sobre a série e acabou acompanhando conteúdos exclusivos da fandom seria brony;

Alguém que descobriu a série, achou um fórum sobre MLP e acabou participando dele, mas que ainda não sabe sobre "básicos" como quem são Derpy e Lyra, ou fica só nas áreas restritas para o show ou Off-Topic não seria brony.

Bem, isso é só meu palpite. :P

No comments:

Post a Comment