3.8.12

Cupcakes - explicação + uma versão resumida e mais leve

Cupcakes é uma das fanfics mais famosas de My Little Pony, podendo até ser a mais famosa. Referências a ela são frequentemente vistas em vários lugares, o que faz com que muitas pessoas fiquem curiosas para ler, mesmo com todos os avisos de como é violenta, sangrenta, e afins.

A fic foi originalmente postada no 4Chan, e o autor nem sabia se iria conseguir algumas visitas. Atualmente, todos sabem que Cupcakes é uma história extremamente violenta, mas as primeiras pessoas a ler não sabiam disso; afinal, quem julgaria pelo título e pelo começo que seria algo além de uma slash fic de DashiePie (Rainbow DashxPinkie Pie)?

Enfim, o resumo a seguir irá contar tudo o que acontece de importante em Cupcakes, mas tentando deixar as menções de violência minimizadas. Não garanto que você não ficará traumatizado(a), mas é menos traumatizante que a fic original. Claro que também há uma quantidade de pessoas que não ficou traumatizada nem lendo a fanfic original, mas é uma minoria.

Ah, e embora muitos associem a Pinkie de Cupcakes à do episódio Party of One (quando ela fica maluca), a fanfic foi feita antes desse episódio, e age como a feliz, sorridente e aleatória Pinkie da maior parte do desenho.

Classificação: T [15+? 16+? Ah, por aí] (violência, mesmo reduzindo o que dá. A fic original é M.)

2.8.12

Clipes para mostrar a amigos não-bronies

Bem, há várias discussões sobre o que fazer quando se quer mostrar My Little Pony a um parente, amigo, ou outro conhecido. Afinal, muitos têm preconceito contra a série, desde "todos que gostam são doentes" até "tudo bem que tem gente que gosta, mas eu sei que não vou gostar". E muitos haters acham que "você não gosta porque nunca assistiu" é um argumento imbecil, e seria - se não estivéssemos falando de uma série com este nível de preconceito. Enfim, este preconceito deve ser deixado para outro post.

E, claro, há a eterna discussão de "qual episódio deve ser mostrado primeiro", mas também vou deixar isto para outro dia, afinal esta postagem aqui vai ser só sobre clipes/vídeos curtos. Por causa da quantidade de vídeos (são 8, todos do YouTube) e da compaixão que tenho por pessoas com computadores que trancam facilmente (mesmo quando só o HTML5 ou Flash está sendo carregado, mesmo sem o vídeo), vou deixar o resto da postagem depois da quebra.

1.8.12

Entendendo o fenômeno brony

Este texto foi ligeiramente modificado da postagem original, que encontra-se aqui. Motivo: Quem vem aqui já deve conhecer alguma coisa sobre bronies, ou procura conhecer.

Bom, se você está aqui, provavelmente já tenha ouvido falar deles, viu em algum lugar ou conhece algum; mas os bronies certamente são um fenômeno.

Este post é para servir como uma introdução, e ajuda a ver as raízes do mundo brony, mas já é uma fandom enorme e não teria espaço para descrever todas as suas facetas, além de que ninguém iria ler algo tão grande. Pois bem, chega de introduzir a introdução:

Você conhece My Little Pony? É uma série de brinquedos que gira em volta de, bem, pôneis. Ganhou várias adaptações, de jogos a desenhos animados, e é dividido em 5 gerações (1, 2, 3, 3.5* e 4).

* A geração 3.5 (ou Newborn Cuties, "gracinhas recém-nascidas") consiste dos mesmos pôneis que a geração 3, porém bebês.

Há poucos anos atrás, a Hasbro decidiu fazer um desenho animado para a geração 4, para vender mais brinquedos; não se esperava muita coisa, já que a geração 3.5 foi vista como a pior, porque os roteiristas achavam que meninas pequenas não poderiam assistir nada mais pesado do que festas do chá eternas e brincadeiras, num mundo mágico com vários arco-íris, corações, glitter e rosa por todo lugar (outras adaptações também já tinham sofrido com isso, mas a 3.5 se superou).

Mas a Hasbro resolveu chamar a Lauren Faust para criar e produzir a série (entre vários outros), que já trabalhou em Meninas Super Poderosas, Mansão Foster para Amigos Imaginários e em KND - A Turma do Bairro, além de outros desenhos para TV e longa-metragens. Mesmo sofrendo com várias barreiras - um script de um episódio quase não passou porque "cabeça-de-ovo" seria uma grande ofensa, e numa entrevista Lauren já falou que ela queria que aproximadamente metade dos episódios seriam aventuras ao invés de SoLs*, sendo que estes não chegam a um terço - a série fez bastante sucesso, até no 4chan**.

* SoL é a abreviação de Slice of Life ("Pedaço de Vida"), um gênero que consiste da vida diária dos personagens, as tramas geralmente sendo um conflito entre eles;

** 4chan pode não ser extremamente famoso por aqui, mas é um fórum anônimo do gênero imageboard ("fórum de imagens") que deu origem a vários memes conhecidos.
 
Pois é, My Little Pony: A Amizade é Mágica [título oficial em português] fez sucesso em um lugar que dá origem aos memes. Aí pôneis se espalharam pela internet afora, e tem vídeos de pôneis sobre tudo que se possa imaginar.

E memes também!


Os fãs de pôneis que frequentavam o fórum /b/ do 4chan começaram a ser chamados de /b/ronies, por causa do fórum, e da palavra "bro" (mano) + "ponies" (pôneis). Claro que depois o sentido mudou, e agora inclui qualquer fã de MLP que não seja parte da audiência-alvo original (alguns ainda dizem que tem que saber sobre as peculiaridades da fanbase).

O resto do artigo foi classificado T, por discussões sobre sexualidade.