5.8.12

My Little Pony: Backgrounds are Fanlore

Eu até poderia traduzir o título, mas não quero começar um post com um parágrafo longo (já que não tem tradução literal). =P

http://i2.kym-cdn.com/entries/icons/original/000/006/614/My%20Little%20Pony%20Backgrounds%20are%20Fanlore.jpg
Mane 6? Too manestream. Começando do topo pela esquerda, em ordem anti-horária: DJ P0N-3/Vinyl Scratch, Octavia, Dr. Whooves/Dr. Whoof/Dr. Hooves/Time Turner, Lyra Heartstrings e Bonbon. Centro: Derpy Hooves/Ditzy Doo.

Então, você assistiu todos os episódios de My Little Pony: Friendship is Magic. Agora que não tem risco de spoilers, que tal dar uma olhada na fandom?

Lyra is best pony? Ditzy x Dr. Whooves como OTP? Fanfics que tem como centro a rivalidade entre Vinyl Scratch e Octavia? Quem é Bonbon? Seriam esses pôneis de outra geração? Dos próprios autores?

Se você está em uma situação parecida, seus problemas acabaram! (Ou não.) Este artigo explicará a origem destes pôneis, porque só assistindo o desenho não vai ajudar em muita coisa.

Enfim, há várias cenas em FIM que necessitam de uma multidão, ou simplesmente de alguns pôneis para povoar o cenário. Algumas vezes, é só um grupo de 4-5 pôneis copiado e colado por todo o lugar, muitas vezes com as cores de crina/pelo e cutie marks genéricas que mudam o tempo todo; mas já que é assim, pôneis menos genéricos chamam a atenção...

Coloquei um corte no post porque ele é muito longo, mas não tem nada inapropriado, juro e.e




Derpy Hooves / Ditzy Doo
A primeira aparição de Derpy com seus característicos "olhos derpados", e a reação do fanon. Especialistas também perceberam que a imagem também contém Berry Punch, Colgate e Lyra x2, isso só contando os mais importantes.

Derpy é a pônei de fundo mais famosa, além de ser a que teve o maior papel entre os bg-ponies (a cena com a Rainbow Dash no início de The Last Roundup). Originalmente, ela era para ter ficado no meio dos pôneis na cena (sem aparecer a cara), mas, devido a alguma mudança, ela foi para a frente, e nenhum animador percebeu o erro, na hora. Quando percebeu o meme que Derpy virou, a equipe resolveu mudar os episódios que ainda não haviam sido mandados para o canal para que todas as aparições da pônei em questão tivessem os olhos característicos. Assim, é possível ver que alguns dos primeiros episódios contém aparições da Derpy como uma pégaso qualquer.

Ditzy Doo foi o nome que escolheram para aparecer em produtos oficiais da Hasbro, o que causou descontentamento em vários fãs. Porém, no áudio original do The Last Roundup, a RD claramente chama a pégaso desastrada de "Derpy", o que gerou muita controvérsia entre "guardiões da moral" que achavam que era uma ofensa a pessoas com baixa capacidade mental. A cena foi regravada para o iTunes, com a Derpy não sendo referenciada por nome e olhos quase como os dos outros pôneis, além de mudança de voz (a dubladora declarou que achou que a voz dela tinha ficado muito masculina, e queria tentar de novo com uma voz mais feminina).

Os fãs reagiram a estas mudanças com fanarts, explicações e até uma campanha, a Save Derpy. Mas já foi explicado pela Hasbro que a Derpy vai continuar do jeito que era, e ela realmente continua com suas aparições aleatórias e com cada olho para um lado.

Ela é geralmente retratada como uma carteira [mailmare, mailman (carteiro) + mare (égua)] desastrada e com um bom coração, e que gosta de muffins. Ela ser uma carteira vem do fato dela ser uma numa fanfic famosa, e se espalhou quando, no episódio Feeling Pinkie Keen [1x16], ela é vista ajudando a transportar objetos (que caem na cabeça da Twilight). Já sobre os muffins, a origem é esta:



Lyra Heartstrings

Lyra, no screencap que a fez famosa (sentada no banco, à esquerda). Episódio 7 da primeira temporada (Dragonshy, ou Dracofobia)
Lyra aparece desde o primeiro episódio, em Canterlot, mas depois é vista no fundo várias vezes, em Ponyville. Porém, ela só ficou famosa quando aparece sentada no banco de uma "forma humana" (enquanto a pônei ao seu lado claramente se senta de uma forma mais equina). Assim, foi dada a ela uma caracterização que coloca Lyra (assim chamada pela sua cutie mark de lira) como alguém que quer ser humana, ou conhecer humanos, ou ter roupas, ou mãos.

Quando uma linha de brinquedos colocou o nome dela como "Heartstrings", os fãs concordaram em usá-lo como um sobrenome. Em seus últimos lançamentos, o nome dela é dado como Lyra Heartstrings.


Bonbon / Bon Bon

Bonbon e algumas de suas várias aparições com Lyra

A Bonbon pode não ser uma pônei tão popular por ela mesma, mas sim por sempre aparecer com Lyra (alguém da produção de FiM declarou que era uma coincidência, já que qual pônei aparece junto com outro depende de que cores combinam naquela área em tal cena). Assim, a personalidade dela é dita como séria, e sempre tentando cuidar para que a Lyra não faça nenhuma bobagem. Lyra/Bonbon é praticamente o shipping mais popular da fandom.

Seu nome foi escolhido porque ela é parecida com a Bon Bon do My Little Pony Tales, que foi a segunda série de TV de MLP.


DJ P0N-3 / Vinyl Scratch

Sua primeira aparição, em Suited for Success (na parte do desfile)

Ao contrário dos pôneis anteriores, Vinyl não aparece na maioria dos episódios. Sua primeira aparição foi como a DJ do desfile no fim do episódio Vestida para o Sucesso, e a segunda na última parte de A Canterlot Wedding. Porém, como o design dela é muito único, ela aparece em muitas fanarts e fanfics. O nome DJ P0n-3 foi decidido em uma pesquisa no Equestria Daily, mas muitos ainda utilizam Vinyl Scratch, ou utilizam este como o nome verdadeiro e DJ P0N-3 (na maioria das vezes o N aparece maiúsculo) como um nome artístico.

Ela foi uma das primeiras pôneis de fundo a ser lançada como brinquedo pela Hasbro (sem contar pôneis parecidos de gerações anteriores), e vídeos do canal The Hub (Equestria Girls e There's a Pony for That). Antes da sua segunda aparição (aonde ela fica com os olhos descobertos por alguns segundos), haviam um monte de teorias e fanart sobre como ela seria sem os óculos. A teoria mais popular era que os olhos de Vinyl são vermelhos, e houve muita discussão sobre isso, mesmo com os olhos dela aparecendo (era à noite, então não dava para saber com certeza). Porém, foi revelado oficialmente que a cor dos olhos da Vinyl são da mesma cor que os da Rainbow Dash [moderate cerise], e que a cor do pelo dela é um amarelo bem claro (quase branco) no desenho, mesmo sendo branco nos brinquedos.


Octavia

Octavia e seu quarteto durante a Great Galloping Gala
A história de Octavia é parecida com a de Vinyl; as duas só apareceram em dois episódios (embora as aparições de Octavia tenham tido menos espaço entre elas; ela apareceu pela primeira vez no último episódio da 1ª temporada e depois em Sweet and Elite, o 2x09), e, por causa de seu design, apareceu em um monte de fanarts. Pelas semelhanças, a DJ e a musicista aparecem em muitas fanfics juntas, e até oficialmente no TCG de FiM.

As maiores discussões sobre ela são se ela toca um violoncelo ou um contrabaixo e se ela é uma parente da Pinkie. O nome dela é uma referência a um octeto, um conjunto musical (geralmente de música clássica) constituído por, bem, oito pessoas. E para este parágrafo não ser tão curto, uma curiosidade: ela toca com outra banda em sua segunda aparição.


Doctor Whooves / Doctor Whoof / Time Turner / Dr. Hooves

Comparação entre o pônei em questão e o 10º Doutor (da série Doctor Who, Doutor Who por aqui).
Outro dos pôneis que aparecem quando é necessário encher o cenário, o Dr. Whooves passou a ser notado a partir do episódio 11, quando alguém fez um tópico no subfórum /co/ do 4chan chamado My Little Time Lord [sendo Time Lord, ou Senhor do Tempo na versão dublada, o que o personagem da série em questão é]. Dr. Whooves é o nome mais popular, mas há quem prefira Dr. Whoof. Quando apareceu no TCG de FiM (junto com a prefeita de Ponyville), foi chamado de Time Turner; mas, meses depois, a WeLoveFine (loja oficial de MLP) lançou uma camiseta com o pônei em questão chamando-o de Dr. Hooves, e foi declarado que, a partir daí, todos os produtos do Dr. estariam com esse nome. Por causa de uma fic famosa, muitas vezes a Derpy é sua assistente ou par romântico.

Outras supostas encarnações do Doutor podem ser vistas no episódio Sweet and Elite. O suposto 5º doutor também aparece em The Best Night Ever.


Berry Punch

Berry Punch, antes de beber o ponche que definiria seu nome.

Berry Punch é outra das pôneis que aparecem em várias cenas. Porém, no episódio Call of the Cutie (Em Busca da Marca Especial na versão dublada), ela tem duas cenas maiores do que o normal: a primeira é quando a Applebloom tenta forçá-la a comprar maçãs, e a segunda é quando Berry bebe um pouco de ponche.

Em fanart, ela é caracterizada como uma pônei que está sempre bêbada, porém ela também é conhecida por ser uma mãe super-protetora, já que no episódio 9 da primeira temporada (Bridle Gossip, ou Rédea nas Fofocas) ela coloca uma potra (pois é, filly é bem mais fofo D:) para dentro de casa quando a Zecora chega em Ponyville. A potra geralmente é chamada de Ruby ou de Berry Pinch.


Colgate / Romana / Minuette

brushie brushie brushie

Colgate foi chamada assim pelo design de sua crina parecer creme dental, e por isso ela aparece em um monte de fanarts com produtos dentários. Ela também é chamada de Romana, o nome de uma Time Lady na série Doctor Who, por sua cutie mark ser uma ampulheta, mas o nome oficial dela nos brinquedos é Minuette. Ocasionalmente, ela é o par romântico da Berry Punch, por causa da cena que aparecem juntas em Winter Wrap Up como se estivessem apaixonadas.


Dinky Hooves/Dinky Doo e Sparkler

As duas irmãs. Dinky é a da direita, e Sparkler a da esquerda.

Sparkler é uma pônei que aparece regularmente nas cenas de multidão, já Dinky é uma das colegas de escola de Applebloom (das que só ficam no fundo). Por causa do esquema de cores, Dinky é considerada a filha de Derpy pelo fanon (e o sobrenome dela depende se quem fala sobre ela usa o nome Ditzy Doo ou Derpy Hooves), e Sparkler entrou na família quando participou com Dinky na competição para irmãs em Sisterhooves Social.


Screwball

E isso é praticamente tudo que ela faz no canon.

A Screwball aparece por poucos segundos, quando Discord coloca toda Ponyville em caos. As interpretações para ela variam: assistente de Discord, amiga de Derpy, parente da Diamond Tiara... a única coisa mais ou menos definida sobre ela é que ela é louquinha, eu coloquei ela aqui mais porque muita gente pensa que ela foi criada por fãs. A seguir, o clipe no qual aparece (retirado do episódio 2x02):


...e esses são apenas os personagens de fundo com algo "definido" sobre eles que ficaram populares. Praticamente todos os pôneis de fundo que tenham design definido têm um ou mais nomes no fanon (ou canon, com brinquedos ou outros produtos), só que este post já ficou longo demais. Uma "regra" da fanbase de MLP é que se um pônei existe, ele será nomeado e terá fanart.

http://i0.kym-cdn.com/photos/images/original/000/310/321/8aa.jpg
Deem nomes a eles / A todos eles


Bem, por enquanto é só. Mas espere ver mais pôneis de fundo por aqui!
...Outro dia. Talvez daqui a alguns meses... 


Referências:
Várias páginas (incluindo as dos links): KYM, TV Tropes, Friendship is Magic wiki, Ponibooru
Uma única página (não necessariamente as dos links): The Free Dictionary, My Little Wiki, Derpy Hooves News, WN, I am Brony, Thinking with Ponies, Nerd Noise (recomendo ler este último, quem sabe inglês: é a história de como o cara conseguiu dar o nome da Octavia)

...Eeyup, é isso. @_@

No comments:

Post a Comment