18.10.12

A fandom é alienante?

Cada vez mais vejo gente de dentro e de fora da comunidade brony achando que a fandom está indo longe demais, ou que está virando uma religião.

tem uma versão tl;dr lá no fim, ok



O problema maior desta linha de raciocínio é que os bronies são como qualquer outra fandom, só que maior. É por isso que MLP possui muito mais fangames, mais fanarts, mais músicas dedicadas aos personagens, mais crossovers e assim por diante do que a maioria das séries e franquias por aí.

Pode ter muita gente que, por exemplo, assiste certa novela, mas a maior parte dessas pessoas descobriu sobre a novela no mundo real (seja por TV, por uma revista, ou por conhecidos). É comum ocorrer o mesmo com seriados. Com manga e anime também pode acontecer de ouvir falar tal série relacionada com o que a pessoa já gosta, seja por sugestões de amigos ou do próprio site de scans/vídeos ("Séries relacionadas"/"Talvez você também goste de...").

Só que a maioria dos bronies descobriu o desenho por algum vídeo de crossover (como, por exemplo, este ou este), pela invasão de pôneis no 4chan ou por algum brony que conheceu na internet. Agora já existe bastante gente que descobriu por conhecidos na vida real ou até por assistir Discovery Kids por acaso, e este número está crescendo; mas acredito que a maioria ainda seja composta por pessoas mais "ligadas" aos fenômenos da internet. Ou seja, já conhecem a fandom (ou alguém dela) antes de conhecer o desenho, e já sabem como achá-la. Ela fica relativamente mais próxima dos fãs de MLP do que outras comunidades de fãs ficam de suas séries.

A comunidade brony também é formada por muitas pessoas de mente aberta; afinal, quem não tem uma não vai aceitar assistir, admitir que gosta de, ou conviver com outros fãs de My Little Pony. Há relativamente mais aceitação, até com novatos ou com pessoas de outros gostos mais fora do padrão que a sociedade prega. Existe amor e tolerância na fandom. Isto acaba por atrair mais pessoas a participar dela do que das várias outras comunidades na internet.

Por terem mentes abertas e gostarem de coisas que a maioria não gosta, existem muitos bronies que já sofreram ou que sofrem bullying, o que acaba contribuindo para que a fandom de MLP tenha vários frequentadores que não participam de outras comunidades ou de redes sociais. Embora a fandom em questão seja bem plural, com gamers, otakus, fãs de animação, e pessoas de diversos outros ramos, não é bom só conviver com pessoas de uma certa característica, pois isso realmente pode alienar alguém.

Existem bronies que acabam generalizando grupos porque estão muito imersos na fandom, mas também por serem humanos com uma capacidade lógica de associar características a grupos. Assim como tem pessoas que generalizam os bronies.

Existem pessoas fanáticas, como em qualquer outra fandom. Mas não são todos que gastariam milhares por uma pelúcia da Rainbow Dash parecida com a do desenho. Nem que postam coisas relacionadas a MLP em todo lugar. Nem que utilizam "everypony" ou outros vocábulos ponificados. A maior parte está na fandom por diversão ou por conhecer pessoas, mesmo sendo alguém que contribui para ponificar tudo o que puder.

Conclusões:
1. A fandom de MLP é enorme, e, por isso, é fácil de encontrar coisas relacionadas a ela;
2. Como a maior parte dos bronies já descobre MLP por usar bastante a internet, a comunidade acaba crescendo mais do que as outras;
3. Por terem mente aberta e sofrerem bullying por isso, vários bronies acabam se refugiando na fandom.

Esta postagem também pode ser acessada pelo seguinte link: http://mlpf.im/alienacao


PS: Sobre "ponificar tudo o que puder", imagens de crossovers de qualquer coisa com MLP são interessantes porque o artista tem que mostrar como os personagens ficariam como pôneis (cor da crina, pelo e marca); outros crossovers do mesmo tipo geralmente só consistem em trocar poses e roupas; também são legais, mas ponificações possuem um quê de interpretação/personalização a mais. ;}

No comments:

Post a Comment