2.9.12

They said, "ditch those roots if you wanna fit in"

[Título: Verso de The Gypsy Bard; O(a) cigano(a) bardo(a), que pode ser traduzido como "'Deixe aquelas raízes para trás se você quiser se enturmar', disseram".]

Eu deixaria o verso do título desta postagem traduzido, mas o sentido ficaria diferente; ditch não é só deixar para trás/abandonar, porque tem um pouco de "trair" e de "não se importar mais" junto; é mais forte, na minha opinião. E fit in não é só "se enturmar", mas também "se encaixar", o que tem bastante a ver com o tema deste texto (por isso que este parágrafo não está em itálico, como o resto de minhas notas de tradução).

Pois é, muitos bronies tem problemas de convivência, principalmente no mundo real. Várias vezes, nem é por causa de gostar de MLP, mas sim por não ter os mesmos gostos das outras pessoas, não saber conviver socialmente, ser de outra classe social, não seguir modinhas, entre outros. Obviamente, este texto não vai fazer com que seus problemas acabem, mas espero que ajude em alguma coisa.



Bem, este é um tema bem amplo, então não existe um jeito de tratar todos os tipos de exclusão social de uma vez. Mas, vou começar com algo mais on topic; preconceito contra bronies.

Eu duvido muito que você nunca achou surpreendente o fato de que várias pessoas adultas, inclusive homens heterossexuais, assistem um desenho feito para meninas pequenas quererem comprar brinquedos com pôneis coloridos. Sim, é para isso que ele foi feito originalmente, mesmo que o produto final desta geração tenha alcançado um público bem mais abrangente.

Mas, tipo assim, isso não é motivo para discriminar alguém que goste, ou afirmar que nunca vai assistir para "não virar gay", ou afirmar qualquer coisa sobre a série sem assistir. O problema maior é que, além de fazer isso, acham que um grupo inteiro é homossexual/pervertido e deve ser evitado. (E, não posso deixar de citar a seguinte afirmação: "homofobia é quando homens têm medo de serem tratados do mesmo jeito do qual tratam mulheres".)

Há duas soluções para esse caso: virar um closet brony, ou seja, não admitir/dar pistas de que é um brony para a maioria, ou não ligar para o que os outros falam e seguir sua vida; se eles não querem aceitar você do jeito que você é, então porque ligar para essa gentalha?

Ah. Bullying.

Você já deve saber que eles estão errados, que são só idiotas, que você não deveria ligar, mas eles continuam, e nada adianta, e ninguém liga, e se você reage é você quem está errado...

Mudar de escola pode ser a solução, mas às vezes esta solução não está disponível, ou só é solução por alguns meses. Sério, me desculpem, mesmo, porque eu adoraria ter a solução. Porque comigo nada foi resolvido com um método revolucionário, mas sim com:

  • Só ter amigos fora da turma ou da escola, mesmo sendo poucos, e também sendo excluídos (no caso de fora da turma). O resto das pessoas, só conversas casuais, e também tentei fazer amizade com gente recém-chegada, mas acho que as pessoas com quem tento fazer amizade tendem a se afastar de mim, de qualquer jeito;
  • Fazer amizade com os professores, e com alguns funcionários. Não por interesse, mas pra ter alguém que não seja completamente idiota para conversar mesmo;
  • Evitar ambientes aonde tenha um monte de gente. Eu ficava nas escadas entre um andar inutilizado e o que eu tinha aula nos recreios, fazendo o tema, cantando baixinho, jogando no celular, escrevendo músicas/poemas, fazendo planejamentos, ouvindo música...

Enfim, suporte de amigos ajuda bastante, então tente fazer amizade com alguém, mesmo que seja só pela internet. E, pois é, sempre evitei o proplema, então não sei como resolver. Só sei que isso não existe na minha universidade, pelo menos, então você pode simplesmente esperar! :D

Oh my gosh, espero não ter feito a situação de ninguém ficar pior... ;_;

E, é claro, tem aqueles casos em que alguém que você quer fazer amizade com diz algo do tipo:

Ah, você é legal, mas seria muito mais se...

Bem, esta frase pode continuar de três jeitos:

  1. ...se você não reclamasse tanto/se você não tivesse tantos pensamentos negativos. A pessoa realmente quer o seu bem, e está certa;
  2. ...se você fosse mais nas festas/se você agisse assim em grupo. Depende. Pode ser uma ideia boa que dê certo, mas pode ser um pedido que vá contra seus princípios;
  3. ...se você parasse de assistir esses desenhos/se você parasse de andar com esses nerds. Algo que faça você abandonar quem você é para entrar em um grupo. Não é uma boa ideia, na minha opinião.

Okay, acho que é isso que eu tenho para falar, por enquanto. Pretendo tratar a questão da família que não aceita MLP, mas, como não é meu caso, vou precisar de mais tempo para pensar nessa questão...

Ah, sim! Que tal algumas dicas de músicas para ligar o Spiderman.mp4 dentro de você?

Taylor Swift: Mean
P!nk: Perfect / So What
RBD/Dulce Maria: No Pares
Katy Perry: Firework / Part Of Me
Lady Gaga: Born This Way
Florence + The Machine: Shake It Out / Dog Days Are Over
Cristina Aguilera: Fighter
Bon Jovi: It's My Life / Unbreakable
Hirano Aya: Parallel Days

Me desculpe por não ter muitos tipos de música aqui, é que é difícil achar músicas não tão populares por tema, então só tem algumas que eu me lembro de escutar há alguns anos e algumas que descobri pesquisando. Sugestões? ^_^

No comments:

Post a Comment