12.9.12

E se a fandom crescesse?

Já vi por aí muitas discussões sobre o crescimento da fandom (comunidade de fãs). E os tais n00bs, que não sabem escrever direito e ficam perguntando por aí o que são as siglas que cada um posta, ao invés de stfw procurar no Google? E se entrarem muitas crianças? E se eles não souberem inglês, e ficarem spammeando vídeos de pôneis até que o pessoal da fandom anglófona nos odeie? E se MLP virar modinha?

Para saber minha opinião a respeito, continue lendo!


Bem, primeiro, gostaria de destacar que fandoms não são tão grandes no Brasil. No máximo, existem séries jovens que viram filmes com grandes audiências (Crepúsculo, Harry Potter), e que, assim, ganham vários membros na fandom lusófona correspondente. Mas, você pode conhecer vários desses fãs que não participam da fandom (ou só lurkam). E tem um monte de gente que pode nem saber que essas comunidades existam.

Existem também as fandoms que não são gigantes, mas ainda assim tem muita, muita gente que participa. Ou seja, de cantoras pop, de seriados populares, de jogos famosos. Você não vê notícias sobre as fandoms e talvez nem conheça fãs, mas as comunidades são bem grandes (e, muitas vezes, bem intolerantes com "posers", mesmo que esses sejam fãs também, só que não sabem ainda o nome do elenco todo da série de cor, por exemplo).

E não acho que MLP se encaixaria em alguma das categorias acima - entendo o "medo" que várias pessoas têm de "estragar" a fandom, mas acho que isso aqui só vai ficar tão grande quanto a fandom de algum anime, claro que um pouco diferenciada, já que a nossa comunidade é um caso bem único. Várias pessoas têm preconceito, a nossa dublagem não é tão boa, e não é algo que geralmente atrai pessoas para a comunidade. (Quantos desenhos você assistiu quando criança? Você foi atrás da fandom de quantos destes?)

E, desculpe decepcionar, mas já tem vários "n00bs" na fandom. Entre pessoas que mal sabem se comportar na internet, pessoas que não a usam muito e perguntam sobre várias coisas, pessoal que viu os episódios dublados, gente que não sabe inglês... não estou dizendo que todos esses são n00bs, mas são pessoas que vêm (muitas vezes) do Discovery Kids ou foram bronificadas por algum brony mais "ligado", que já não fazem parte do "original".

Rainbow Dash reacting with 'deal with it' and animated, sunglasses, tolerate it
Tolere-o. Fonte: mylittlefacewhen.com

Ou seja, o processo de popularização já começou, então não adianta falar disto como se fosse algo futuro que talvez não aconteça; o que podemos fazer é acomodar os novos bronies ao rebanho e incentivá-los a participar da comunidade e a aprender com ela.

No comments:

Post a Comment