8.3.13

Desabafo



O texto abaixo foi escrito há meses atrás. Algumas partes foram modificadas para ele ser postado, mas algumas continuam um pouco fora do contexto.


Sério que tem gente por aí reclamando do final da comunidade brony? Ou que ela está sendo destruída? Que não é a mesma? Bem, vocês já pararam para pensar quais são as causas, ao invés de acusar algum acontecimento aleatório?

Vamos por partes.

O conteúdo continua a ser gerado. Temos muitas tirinhas, desenhos e fanfics sendo feitas. Alguns dão um tempo por causa das aulas ou viagens -(assim como eu fiz), mas ainda temos potencial para criar qualquer tipo de fanart.

Após reclamarem do fanservice em Magic Duel, não houve muito fuzuê por causa de Sleepless In Ponyville ou por Wonderbolt Academy. O primeiro recebeu algumas críticas pela aparição da Princesa Luna, mas nem foram tantas. O maior "problema" é a falta das cartas no final, o que realmente deixou a fandom dividida: uns adoraram a retirada do "momento da moral enfiada guela abaixo", outros acharam que "retirou parte da essência da série", outros simplesmente estranharam. Ainda não é motivo para briga ou abandono.

Com o episódio final da 3ª temporada, também houveram bastante reclamações sobre o jeito como Twilight virou unicórnio. Teve bastante gente perdendo fé na série por isso, e na Hasbro por ter cancelado vários projetos da fandom recentemente, inclusive Fighting is Magic.

Não acho que você entende, / EU AMO PÔNEIS!
Pessoas novas entrando e estragando a comunidade? Recentemente não houve nenhum aumento drástico de trolls (bem, houve, mas eles já foram embora), nem de pessoas ativas, nem de gente que só quer confusão. São praticamente as mesmas pessoas que estavam na comunidade há meses atrás.

E, bem, tem o drama desnecessário. De pessoas que não conseguem simplesmente ignorar as postagens de quem não gostam, se não foram direcionados a ninguém em particular. De gente que "cansou da comunidade", mas que não quer simplesmente arranjar o contato dos amigos (ou até de quem mora perto, se a pessoa em questão ainda quiser ir em um encontro brony) e ir embora. De usuários que sinceramente não sei por que ainda se dão o trabalho de brigar, ao invés de usar um fórum de My Little Pony para descontrair.

Ao passar do tempo, a comunidade vai mudar. Como já escrevi em outra postagem, a maioria das pessoas nesta fandom não é mais o pessoal que veio do 4chan. Novatos ajudam a aumentar círculos de amigos e a quantidade de pensamentos diferentes dentro de uma mesma comunidade virtual. A quantidade de tempo de uma fandom ajuda a ver que tipo de comunidade ela vai ser, assim como que tipo de conteúdo vai ser gerado. Nós temos muito mais gente conversando sobre assuntos aleatórios do que teorias sobre a série, por exemplo. E muito mais imagens desenhadas do que edições delas. Mais fanfics do que fandubs. Mais YTPs do que músicas. Claro que estou escrevendo apenas sobre este canto lusófono da comunidade brony.

Todos estão / Ficando malucos
Enfim, estou bastante decepcionada com a atitude de certas pessoas. Não por causa de uma opinião, mas porque insistem em expressá-la de um modo que prejudica a comunidade em geral. Eu vou continuar indo ao fórum Sonic Rainboom, ainda gosto de muita gente de lá, mas gostaria que as pessoas deixassem de lado rixas pessoais e fossem mais neutras, além de parar de reclamar de coisas que possam ser resolvidas apenas não clicando em links.

Estas pessoas deveriam canalizar esta energia para fanart de qualquer espécie, já seria um grande avanço.

Claro, sei que não é muita gente que vai ler este texto, muito menos as pessoas que me motivaram a escrevê-lo. Só espero que alguém veja isto aqui. E compartilhe adiante.

Afinal, a comunidade só acaba agora se o pessoal deixar. Ela tem muito potencial, só não gostaria que ele seja direcionado apenas ao drama e a piadas toscas.


No comments:

Post a Comment