2.12.12

Duelo de Magia

No more great and powerful, por Dalilastar
Este é o melhor episódio da terceira temporada, por enquanto, na minha opinião.


O primeiro ponto que quero colocar aqui, que muitos estão reclamando com esta temporada, é de "muito fanservice", sendo fanservice um termo utilizado quando os criadores do show estão fazendo algo apenas para agradar os fãs.

Como no fim de todo episódio que vi no dia que lançaram desde A Canterlot Wedding, à noite eu fui ver os comentários e tópicos novos em algum dos chans. Desta vez, foquei mais no /mlp/ do 4chan.

"Quanto fanservice..."
Sabe, eu (e a maioria que respondeu no tópico do carinha lá) não acho que isso tudo seja apenas fanservice. Afinal, um dos caras da equipe de MLP (não me lembro quem) adora a Trixie. Alicórnio é um termo existente antes da comunidade brony para "unicórnio com asas". A Derpy tava lá quieta, assim como outros pôneis de fundo que sempre aparecem, e ela nem apareceu de olhos derpados. Aparição do pai da Pinkie e de Parasprites são ótimas referências a episódios anteriores. Referências a coisas mais adultas também estiveram em MLP desde a primeira temporada.

Claro, existe fanservice. Duvido que a Lyra aparecesse tanto fazendo coisas no fundo se ela não fosse uma personagem famosa na fandom. Não tenho certeza se a Fluttershy querendo ser uma árvore em Over a Barrel/Barril de Pólvora teria continuidade em Hurricane Fluttershy e agora em Magic Duel se não se tornasse um meme. Mas, são coisas que atrapalham? São cenas que tem como objetivo atrair fãs, e não apenas pequenos detalhes legais que poderiam existir mesmo sem uma quantidade tão grande de fãs?

>estes personagens foram usados mais de uma vez
>deve ser fanservice


É, a Hasbro colocou umas
[compre maçã!] de pôneis, [COMPRE MAÇÃ] DE PÔNEIS! Esta série não é mais nada além de fanservice e adulo de fãs, quero dizer, pôneis? Vamos lá
Pinkie quebra a quarta parede quase todo episódio.
Trouxeram de volta os parasprites, e daí?
Tenho praticamente certeza de que Zecora é uma personagem recorrente agora, então quem liga?
Lyra e Bon Bon, ok tudo bem, isso é fanservice.
Além disso, Regra 63 também.
Derpy está em todo episódio, é mais ou menos fanservice, mas não é o único episódio em que ela aparece.
Outra que reclamaram de fanservice era que não houve lição de moral no fim do episódio. Dentro do universo, não acho que precisava, já que a Princesa Celestia já estava ali e uma carta não seria necessária. Sem contar que há cada vez menos episódios com essas lições. Um monte de gente comemorou, porque "era a pior parte dos episódios", mas nunca liguei muito pra isso.

Entretanto, qual seria a lição? Acho que seria algo do tipo "se você não consegue vencer uma situação ruim sozinho(a), tente com a ajuda de amigos(as)". Porque as outras possibilidades não seriam bem lições de amizade... como por exemplo "vale a pena trapacear se seu oponente trapaceou antes/não é seu(ua) amigo(a)". Mas acho que uma das melhores foi:

A lição foi

>Se você humilha alguém, você faz um inimigo
>Se você perdoa alguém, você faz um amigo
E, enfim, outra das reclamações sobre fanservice foi que, assim como em várias interpretações fanônicas da Trixie, ela se redime. Bem, a Trixie queria ser mais poderosa, então ela compra o colar. Só que o colar também vai corrompendo seu usuário, e que é por isso que as ações dela vão ficando piores (até o ponto no qual a unicórnio exige que Snips e Snails arrastem a carruagem gigante e sem rodas dela), e usa um chicote. Daí, quando ela está livre do colar, ela percebe que fez coisas erradas, mas mesmo assim fica com vergonha e foge. Não vi nenhum problema com isso.

Agora que já mostrei porque não enxergo tantas falhas como outras pessoas sobre Magic Duel, já dá pra dizer o que eu gostei no episódio.

Trixie's Sting, por DKoshino
Eu não gosto tanto assim da Trixie. Ela até é uma personagem bem-feita no cânone. Mas não chego a ser fã, ou a gostar tanto dela como de outros personagens que também não são tão desenvolvidos nem são meus favoritos. Então não estava tão ansiosa para ver ela outra vez, mas acho que ela estava bem ali, sem contradizer o que haviam estabelecido sobre ela lá no início da primeira temporada.

Gostei do humor do episódio, realmente ri na frente do computador. E isso que eu estava com o chat da livestream desligado! E não tinha percebido a referência à Fluttershy + árvore. Além disso, adoro referências a momentos passados. E elas foram muito bem feitas, desde o bigode (que acho que só apareceu no outro episódio da Trixie), até a fazenda de pedras, a Pinkie tocando um monte de instrumentos ou a Fluttershy tentando dizer algo, com as outras pôneis a interrompendo.

Adorei terem usado a ideia inicial da Zecora ser uma mentora para a Twilight! Sinceramente, não achava que iriam colocar a ideia em prática nesse ponto. E não ficou forçado. Aquilo da Twi ter que ficar em pé na água me lembrou a fanfic Night's Favoured Child.

Ah, sim, espero que utilizem o colar, e talvez até os cavalos da Saddle Arabia (que tal Arábia Selada?) para episódios futuros. Se o fizerem, provavelmente este vai ser o melhor episódio da série, para mim.

No comments:

Post a Comment