17.9.12

Sobre o fim do 1º Write-Off

Quem já sabe o contexto, pode pular para após a quebra. Aqui eu só vou escrever sobre o que é o Write-Off, e o que aconteceu nele.

No fórum Sonic Rainboom (que fez aniversário ontem), deu muito certo a ideia do Draw-Off, uma competição de desenho, com o objetivo de incentivar os BRonies a desenhar. Claro, existem uns que fazem desenhos muito bons e que ficam várias vezes entre os primeiros, mas ainda assim eles sempre conseguem várias entradas.

Quando lançaram a ideia do Write-Off, também concordaram que era uma ótima ideia para treinar a escrita de fanfics (que, na minha opinião, são muito menos decepcionantes de fazer e de treinar do que desenhos), só que, na prática, não funcionou tanto.

Foram três temas (troca de raças, corte real e conflitos familiares), mas, mesmo adiando a data do resultado por uma semana, só tiveram três entradas. Teve mais gente que mostrou interesse em fazer, mas que acabaram não fazendo por algum motivo.


Tem bastante fanfics no fórum, mas, com a exceção dos juízes, não vejo porque não treinar a escrita; afinal, além de haver temas para dar ideias, o Write-Off é para treinar, não para fazer uma fanfic lendária. Claro, pode também fazer uma fic lendária, mas se você só teve uma ideia que daria em uma história relativamente curta, você pode executá-la.

A ideia era pra ser uma categoria de fics com vários capítulos e outra com one-shots (fanfics que só possuem um capítulo), só que nem deu para fazer isso com três entradas. Não vou reclamar de ter conseguido um título por uma semana, mas sei que tem gente muito mais talentosa que poderia estar com ele.

A votação para os temas do segundo Write-Off já começou. E aí, tiveram respostas imediatas, mas não sei se estão realmente pensando em votar em temas legais de escrever ou de ler, que são duas coisas diferentes. Andei lendo outras fics do fórum, e os temas delas não coincidem com o que estão pedindo. Okay, não quero dizer que os temas devem ser restringidos a Humano em Equestria ou Shipping, nem que os temas sugeridos não são legais, nem que fics com temas comuns sejam melhores ou piores, mas não sei se o pessoal que nunca fez fics não vai se sentir extremamente intimidado por temas como "Pós-apocalipse".

Acho que o pessoal precisa ler mais fics (muitas vezes, precisam ler mais, mas aqui não é isto que está em discussão), para serem incentivados a ler ainda mais e a escrever, nem que começem de um modo meio tosco como eu. Não pretendo ser uma escritora modelo, mas quero contribuir para a fandom.

Em breve (ou não), farei uma compilação de fics legais em português. Espero que isso ajude. Mas também, principalmente, espero ver bastante gente participando do próximo Write-Off, nem que seja com a primeira fic. ;)

No comments:

Post a Comment