9.9.12

Não precisa ser brony, só não seja idiota

Direciono esta postagem aos não-bronies, quem tiver alguém próximo que está "meio intolerante" com "essa história de pôneis" pode mostrar isso aqui a esta(s) pessoa(s). Este texto não explica o fenômeno brony, para isto já fiz um artigo.


Então, se você está aqui, deve ter achado meio estranho que alguém que não é mais uma criança pequena gosta de um desenho infantil com pôneis coloridos. Não vou negar que a Hasbro contratou uma equipe para fazer mais um desenho de My Little Pony (que não é o mesmo que passava no Brasil durante a década de 90) com o objetivo de vender aquelas bonecas pôneis do corredor rosa da loja de brinquedos.

Mas você não pode negar que está sendo preconceituoso(a).

Pois bem, existem vários preconceitos aqui, em diferentes níveis:

- Se você acha que o problema está em não ser um desenho de comédia, como Os Simpsons e Bob Esponja, bem, MLPFiM (sigla do nome completo do desenho em questão) tem enredos que fazem alusões a situações frequentes na vida real, e ensinam lições que podem ser úteis nela; mas fazem isto certo, ao contrário de outros desenhos infantis;

- Se você acha que o problema está em ser um desenho, saiba que há vários desenhos animados direcionados ao público adulto, ou seja, com temas que crianças não vão entender (e não falo de pornografia). Além disso, mesmo existindo diferenças na quantia e na receptividade das informações, o enredo de um filme, de um livro e de uma animação podem ser o mesmo; só que quem faz a série pode escolher só o mais fácil, o mais compatível (pelo tipo de informações mostradas) ou o mais rentável entre as mídias existentes;

- Se você acha que o problema é ser um desenho para crianças, saiba que "para toda a família/todas as idades" não significa que MLPFiM seja apenas para crianças, e também não significa que seja ruim; as lições são para todas as idades, o enredo também; sem falar que existem várias referências que as crianças não vão entender;

E agora, o "problema principal":

- Se você acha que o problema é ser um desenho para meninas, e que por isso é algo ruim, você está sendo extremamente machista. MLPFiM é direcionado a meninas porque a maior parte dos personagens é do gênero feminino, e porque tem pôneis (e juro que nunca entendi isso de garotas amarem pôneis, nunca tive isso nem conheci nenhuma menina assim, mas enfim). Não existem temáticas idiotas (disfarçadas de "femininas") como festas do chá, fofocas, moda, briga por garotos, vaidade, bailes, romance, entre outras, e, quando há alguma, o foco é naquilo dando errado. As personagens principais são baseadas em estereótipos (a tímida, a nerd, a atlética...), entretanto, elas mostram ser muito mais do que isso, tanto é que depois de assistir tantos episódios, é preciso pensar um pouco antes de associar as personagens aos estereótipos.

Bem, acho que já falei bastante sobre o desenho. E sobre a comunidade?

A comunidade brony lusófona ainda não possui nenhum perfil definido baseado em alguma pesquisa; mas, pelos meus meses de experiência, posso dizer que a metade (se não for um pouco mais) é formada por indivíduos do sexo masculino, e a maioria dessas pessoas está no fim do ensino fundamental, no ensino médio, ou já faz um curso técnico ou faculdade/universidade. Não são muito chegados em redes sociais (uma parcela considerável não tem Facebook, outras redes são menos utilizadas ainda), a maioria é heterossexual, e muitos são otakus ou gamers (se não sabe o que são estas tribos, é só procurar no Google).

Sobre a frase muito utilizada por bronies, "quem não gosta de MLPFiM é porque nunca assistiu", bem, certamente isso pode parecer idiota, e acaba deixando implícito que você só tem a opção de gostar da série, porém, veja por outro lado: a maioria já fica na defensiva por ser "um desenho de pôneis coloridos", e nem chega a assistir. Eu sei que pode ter gente que honestamente não gosta do desenho, e não vou implicar com essas pessoas; mas não implique com alguém que gosta de uma série e por isso é/vai virar [insira preconceito aqui], especialmente se você nem sabe se a série é mesmo [insira preconceito aqui].

Além disso, se você não vai com a cara de um(a) fã, não fique  com raiva da comunidade inteira. Você não gosta de ser estereotipado(a) por seus gostos, por sua aparência ou por seu emprego, não?

Se você decidiu ignorar o texto e continuar odiando MLPFiM e sua comunidade sem motivos concretos, você só mostrou que é ignorante e indigno de atenção.



Eu dou permissão para colar este texto em lugares com haters ou algo assim sem pedir por permissão, só coloquem a fonte, por favor.

2 comments:

  1. (^.^)/)
    mas tu escreve hein sis...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não acho que seja um dos meus textos mais longos xD
      (E olha que você não viu o rascunho... três páginas de caderno)

      Delete